O Ministério de Jesus

O Ministério de Jesus.

 

O ministério do Senhor Jesus é um exemplo para ser seguido por aqueles que querem um ministério profícuo e consistente.

Lucas ao escrever o livro de Atos dos Apóstolos no capitulo 01 e versículo 01 ele nos chama atenção para a forma em que Jesus conduziu o seu ministério tendo como base o ensino, dizendo que Jesus começou não só a fazer, mas também a ensinar.

Mateus ao registrar os acontecimentos que marcaram o ministério de Jesus, nos informa no capitulo 04 e o Versículo 23: “E percorria Jesus toda a Galileia ensinando nas sinagogas, e pregando evangelho do reino”.

Em Marcos no capitulo 09 versículo 31 diz: “Por que ensinava os seus discípulos”. Jesus exerceu o seu ministério ensinando com um propósito de adequar o caráter dos seus discípulos aos princípios doutrinários da Palavra de Deus, o Pai, quando disse: “Vós sois o sal terra; vós sois a luz do mundo”. A luz tem a propriedade de guiar, dissipar a escuridão e clarear o ambiente. O sal tem a propriedade de preservar e conservar aquilo que tem a facilidade de se deteriorar; os ensinos de Jesus não são diferentes quando vivenciado na vida prática, eles preservam os princípios éticos e morais iluminando a mente mais obscura por falta do conhecimento, levando o homem a um pleno relacionamento com Deus.

O que faz a diferença entre o ensino dos líderes religiosos e o do Grande Mestre, o Senhor Jesus, foi a autoridade com que Ele transmitia os seus ensinamentos, sem destacar os métodos em que Ele usava com frequência; Marcos registra no capitulo 01 e 22 em que: “Ele os ensinava como tendo autoridade e não como os escribas”. É com muita razão que Lucas registra no capítulo 04 versos 17 a 19 dizendo que foi-lhe dado o livro do profeta Isaias; (conhecia muito bem o livro) e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: “o Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar vistas aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”.

Jesus comissionou os seus discípulos em Mateus 28 versículo 19 dando o seguinte mandamento: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, (na Bíblia ARA diz: fazei discípulos) batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. João afirma em seu evangelho que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João Batista. É interessante observar que Jesus fazia discípulos. Como que Jesus fazia? Ensinando. O que é ensinar? Ensinar é despertar, orientar a mente do ouvinte, promovendo o aprendizado. Quem ministra trabalha com a mente dos seus ouvintes. Êx: Jesus e Nicodemos, Jesus e a Samaritana.

 

Pr. Laniminer Jardim

Todos os direitos reservados a Igreja Assembleia de Deus em Itacibá