O Tripé de Sustentação da Vida Cristã

 

O tempo o qual estamos vivendo, é um tempo que exige daqueles que servem a Deus uma atenção redobrada com o avanço da tecnologia, a globalização e muitas novidades que surgem com frequência no cenário mundial cativando a nossa atenção e que vai modificando o nosso modo de vida paulatinamente, sem nós percebamos. Temos que ficar vigilantes para que as constantes modificações, não afetem a essência da nossa devoção e que venha nos tirar do foco principal, de um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.  No evangelho de Marcos Jesus disse: Olhai, Orai, e vigiai. Jesus nos adverte neste capitulo por quatro vezes, no cap. 13. E nos versículos 5, 9, 23, 36; dizendo olhai. Ele quer despertar o nosso sentido para que ele não adormeça, ele quer despertar a capacidade da nossa percepção, para tudo aquilo que acontece ao nosso redor.

Paulo nos fala em Rom.13: 11. E isto diz, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do guando aceitamos a fé.

 

Olhai.

Morei em uma cidade, em que todos que entravam nela, teriam que atravessar uma linha férrea, e logo teria que ler os seguintes dizeres escritos em uma placa com palavras cruzadas, para, olhe, escute, prossiga. Se alguém trafegasse por ali e não redobrasse a sua atenção na travessia da linha, estava colocando a sua vida em grande risco. Não é diferente com aqueles que querem manter, a sua vida cristã saudável e equilibrada na presença de Deus, não ponha a sua vida em risco nas encruzilhadas da vida, mas pare, olhe, escuta. Deus, através desta mensagem quer despertar a sua atenção. Olhe firmemente para Jesus, o autor e consumador da fé.

No evangelho de Lucas no capitulo 21: v. 29 e 30. Ele disse: Olhai para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto esta já o verão. A figueira representa a nação de Israel, e as outras árvores representa as outras nações ao redor de Israel. No inverno as folhas da figueira caem e ela fica com aparência de que está morta, assim foi Israel, passou o inverno da dispersão, perseguição, e do holocausto, como disse Jeremias no cap. 24: 9 10. Eu os entregarei para que seja um terror, um mal para todos os reinos da terra, um opróbrio, provérbios, um escárnios e uma maldição em todos os lugares para onde eu os arrojei. E enviei entre eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que dei a eles e a seus pais. Em Ezequiel nos diz no cap. 37.11. Então, me disse: filho do homem estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança, nós estamos cortados. Em Isaías no cap. 66. 8. Diz-nos quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes?  Poder-se-ía fazer nascer uma terra em só dia? Nasceria uma nação de uma só vez?  Mas Sião já teve parto e já deu à luz seus filhos. No dia 24 de maio de 1948 Israel voltou a existir como nação, está crescendo, fortalecendo, economicamente e tecnologicamente, como figueira está crescendo entre as outras árvores. O apostolo Paulo fala deste assunto em Romanos cap. 11: 24. Dizendo por que não quero, irmãos, que ignoreis este segredo para que presumais de vós mesmo que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. Deus (o rejeitou historicamente como nação) afastou Israel como figueira e enxertou os gentios formandos deles um povo para o seu nome chamado igreja. Simão relatou como primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. Atos cap. 15: 14. A plenitude dos gentios vai entrar com o arrebatamento da igreja, subsequentemente vai entrar o tempo dos gentios, o domínio do anticristo.

 

Israel está vivendo o tempo da primavera.

Jesus disse em Mc cap.13: 28. Quando já os seus ramos tornam tenros e brotam folhas, bem sabeis que já está próximo o verão. Depois da primavera vem o verão o verão e um período de angústia para Jacó, aflição na vida de Israel de acordo com Mt. 24:21. Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. Será um tempo de grande aflição para Israel. Lucas nos fala no cap. 2:28. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima. Entendo que o acontecimento na vida da Nação de Israel é um grande sinal para a Igreja do Senhor nos últimos tempos. Quando observamos o que nos diz o texto de Rm 11. 24. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, (os gentios que foram feitos igreja) quanto mais esses, que são naturais, (Israel que fora afastado para dar lugar os gentios) serão enxertados na sua própria oliveira. Israel está pronto para ser enxertado novamente, mas o que acontece é que a igreja esta no lugar de Israel, então a igreja precisa ser tirada para dar o lugar para Israel. Não sabemos o dia e nem a Hora, em que o Senhor virá, mas uma coisa é certa temos que estar preparados para este momento.

 

Vigiai.

 

A vigilância ela tem a função de preservar a vida espiritual de todos os ataques. Como uma atalaia tem a responsabilidade de bradar avisando do perigo que cerca e ronda a igreja do senhor para que ela não seja apanhada adormecida como as cinco virgens louca, mas apercebida, pronto para a partida quando o seu Senhor a chamar. Vigiar significa manter acordado e alerta. Estar preparado espiritualmente para o arrebatamento. Is 56.10. Todos os teus atalaias são cegos, nada sabem; todos são mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e amam o tosquenejar. Uma atalaia não podia ser míope, e nem surdo, teria que ser alguém preparado para estar sempre na torre da vigilância em condição de tocar a trombeta avisando do perigo iminente.

 

 

Oração.

A oração é o meio pelo qual mantemos um relacionamento íntimo com Deus. Jeremias cap.33.3. Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.

É através da oração que recebemos a vitalidade da vida espiritual, quando oramos somos fortalecidos, renovados, iluminados pelo Espírito Santo, nos sujeitamos a Ele e recebemos sua direção, mantemos a capacidade da percepção aguçada.

 

Pr. Laniminer Jardim

Todos os direitos reservados a Igreja Assembleia de Deus em Itacibá