As Qualificações Essenciais Para o Ministério.

 

As qualificações do obreiro à luz das escrituras. O apóstolo Paulo, orientou Timóteo a examinar bem de perto as pessoas que estavam aspirando ao ministério. Ele exigia em que estas pessoas fossem aprovadas no teste de caráter. Paulo lista as qualificações do caráter do obreiro em que Deus aprova para o santo ministério.

 

Quem são as pessoas que Deus levanta para o ministério? A bíblia nos mostra que nem sempre são as pessoas que o sistema do mundo iria elevar às posições de lideranças. Exemplo: A chamada e a unção de Davi deram-se, de uma forma maravilhosa. 1º Samuel 16.6,7. E sucedeu que, entrando eles viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; Pois o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1º Timóteo 3 v. 10, E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

 

Portanto que qualificações o Senhor aprecia no obreiro? Que importância tem o caráter para a liderança?

 

Possuir habilidades fantásticas, boa aparência, uma boa oratória, mas ter um caráter defeituoso está reprovado pelo padrão das escrituras sagradas. Mateus 7.24-31

 

DEUS CHAMA O OBREIRO

 

1º Para ser salvo, e conservar esta salvação. 1º Timóteo 4.16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

 

2º Para ser santo. 1º Tessalonicensses 4.7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Deuteronômio 5.32. Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR, vosso Deus; não declineis, nem para a direita, nem para a esquerda.

 

1º QUALIFICAÇÕES MORAIS

 

O Caráter não é uma questão de técnica exterior, mas de realidade interior.

 

Em 1º Timóteo 3 v 1. Se alguém deseja.

 

O desejar não o qualifica.

É preciso dar consistência ao processo de formação do caráter à fim de torná-lo imagem do filho de Deus.

 

Romanos 8.29. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Convém, pois que o bispo (sinônimo de presbítero ou ancião e pastor) seja irrepreensível.

 

Ser irrepreensível significa não ter nada em sua vida que satanás, ou qualquer outra pessoa, possa acusá-lo.

 

1º Marido de uma mulher.

 

Não polígamo. Não pode ter duas mulheres simultaneamente. O índice de obreiros que tem caído em adultério é assustador, o baixo padrão moral do caráter deste obreiro tem levado ao fracasso ministerial.

 

2º Que governe bem a sua casa.

 

O modo de relacionar com a família, e conduzí-la, deve ser o exemplo para uma sociedade de um baixo padrão de moralidade.

 

3º Vigilante. – (Isaías 56.10)

 

Viver em estado de alerta máximo, estar apercebido, ter a capacidade de perceber quando o mal se aproxima. Um exemplo à barata.

 

4º Sóbrio.

 

Auto disciplinado quanto aos pensamentos, de mente sã, discreto, prudente. Não vulgar. Piadas obscenas, palavras torpes.

 

5º Honesto.

 

Comportamento digno de ser imitado, honrado, o obreiro deve primar por um comportamento que imponha respeito.

 

6º Hospitaleiro.

 

Ser uma pessoa do povo, quando usamos nossa casa, veículo, finanças, e tempo para alcançar as pessoas, qualificamo-nos como dado à hospitalidade.

 

7º ÁPTO PARA ENSINAR  -  ( Qualificação: Mental – Pedagógica – Intelectual )

 

Efésios 4.12,13     -     1º Timóteo 4.13

 

8º Não dado ao vinho.

 

Levítico 10 v 1, 8 e 9.   Efésios 5.18. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

 

9º Não espancador.

 

Aquele que não está pronto para atacar aqueles que desagradam. Um obreiro deve resolver as crises que surgem no seio da família, com equilíbrio e direção de Deus; Sempre procurando a solução através do diálogo, da orientação bíblica. Nem uma família, por mais bem estruturada que esteja, está isenta de sofrer os reveses que a vida coloca à nossa porta.

 

10º Não cobiçoso de torpe ganância.

 

Não desejoso de lucro ilícito; que não usa métodos errados para aumentar os seus ganhos. 1º Timóteo 6.10. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

 

11º Mas moderado.

 

Razoável, controlado. É oposto do severo, abrasivo. Não perde o equilíbrio diante das críticas.

 

12º Não contencioso.

 

No sentido de não dar alterações. O grevista briga com as mãos e o contencioso briga com a boca. Tito 3.2

 

13º Não avarento.

 

Não ter o único interesse na vida de juntar dinheiro. A Bíblia nos ensina que a avareza é idolatria. Colossenses 3.5. Paulo também adverte que a avareza nem mesmo deve ser nomeada entre vós.

 

Pastor Laniminer Jardim

Todos os direitos reservados a Igreja Assembleia de Deus em Itacibá